Conforme vem sendo habitual, recebemos hoje a visita do Centro D. João Novais e Sousa para Cantar as Janeiras na Cachapuz.
Esta atividade foi desenvolvida pelos utentes deste centro, no âmbito de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo mesmo, recolher donativos e agradecer o apoio que receberam durante o ano.
Quer saber mais sobre este projeto ou contribuir diretamente? Clique aqui.
Na Cachapuz procuramos que todas as ações tenham um impacto positivo, sobretudo na Comunidade onde estamos inseridos. Tal como já fizemos em anos anteriores, este ano pedimos à Junta de Freguesia de Sobreposta para identificarem o núcleo de crianças mais carenciadas para lhes proporcionarmos a oferta de um presente.
Hoje, dia de Reis, foi o momento escolhido para entregamos à Professora Elizabete Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, os brinquedos para as crianças identificadas. Conforme dizia Platão “as nossas crianças, desde os primeiros anos, devem participar de todas as formas válidas de brincar, pois se elas não estiverem cercadas dessa atmosfera, nunca poderão crescer para se tornarem cidadãs exemplares e virtuosas”.
Além da oferta para as crianças, foi entregue também um valor para as famílias mais carenciadas, de forma a serem adquiridos bens essenciais.
A Cachapuz procura e quer contribuir para o desenvolvimento destas crianças, proporcionando-lhes a oportunidade de viver a infância como tem de ser vivida: a brincar, tal como prevê a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
No dia 29/11/2022, terça-feira, várias organizações, pessoas e entidades do mundo estiveram unidas numa corrente de solidariedade, chamada Giving Tuesday. Esta iniciativa, que já existe há 9 anos, é um dia global de generosidade, no qual cada pessoa, individual ou coletiva, pode contribuir para o bem comum através de um ato de ajuda ao próximo, ao meio ambiente e à comunidade.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cachapuz juntou-se a esta iniciativa arrecadando mais de 100 kilos de bens alimentares que foram entregues à Cruz Vermelha – Delegação de Braga, a qual irá proceder à distribuição pelas famílias mais carenciadas de Braga.
Num contexto mundial de grande incerteza e escalada de preços, nomeadamente alimentares, é essencial contribuirmos dentro das nossas possibilidades para que todas as famílias tenham acesso aos bens essenciais.
Obrigado a todos os colaboradores Cachapuz por se juntarem, mais uma vez, a esta iniciativa.
Fomos desafiados a receber nas instalações da Cachapuz a Associação YAY, no âmbito da parceria estabelecida com o programa “Buy One Give One”, neste caso, sempre que seja realizada uma compra na nossa página, vamos contribuir diretamente com uma percentagem da mesma para a Associação YAY e para Projeto Virar a Página .
A Associação YAY – Educação em Inclusão, que tem como principal objetivo a formação profissional e a inclusão, no mundo do trabalho, de jovens com deficiência. Esta associação procura melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com deficiência. O plano estratégico de ação da Associação YAY tem a missão de contribuir para o aumento de autonomia, afirmação e dinamismo dos seus jovens e adultos, na sua vida pessoal, familiar e social e no seu desempenho profissional.
Ontem foi a data escolhida para podermos proporcionar um dia diferente aos jovens que a Associação YAY acolhe. Sendo um dos focos principais desta associação ajudar a integração dos jovens no mercado de trabalho, estas visitas permitem um contato direto com esta realidade. Foi, com certeza, um dia diferente da sua rotina diária.
Quer contribuir ativamente para algum destes projetos? Conheça mais de cada uma das associações aqui.
Conforme vem sendo habitual a Cachapuz participou no IX Jantar Humanitário da Cruz Vermelha, que decorreu no passado dia 19 de novembro no Altice Fórum Braga, sob o tema “Migrações”. Este evento foi realizado em parceria com a Associação Empresarial do Minho, contando com o apoio de mais de 50 empresas e 500 pessoas.
O tema escolhido para este ano tem estado em cima da mesa, sobretudo pela necessidade, cada vez maior, de imigrantes para o tecido empresarias, para colmatar a “falta de mão de obra”, destacado pelo Dr. Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, apelando à sociedade e aos empresários da região que se unam a esta missão solidária.
Já o presidente da Associação Empresarial do Minho da qual a Cachapuz faz parte, Ricardo Costa, destacou a importância do tema das migrações, lembrando o Working Minho, “um programa que a AEMinho desenvolveu desde a sua criação de atração de talento para a nossa região”. “O país tem crescido e as empresas precisam de pessoas, de talentos para pôr em prática os seus planos de expansão e crescimento e não há outra opção para resolver este problema a curto prazo a não ser trazermos pessoas de outras geografias, e de facto é o que está a acontecer, portanto para as empresas é o tema do momento. Precisamos de importar mão de obra, temos que atrair talento de outras geografias, mas depois temos de ter muito cuidado com a integração dessas pessoas na nossa sociedade e comunidades”, sublinhou.
Este jantar foi particularmente importante, pois foi o primeiro realizado pós pandemia, incluindo a celebração dos 150 anos da organização e com a missão humanitária de ajuda também para a reconstrução da nova sede da Cruz Vermelha, Braga.
Em agosto foi lançada a nossa nova loja online e pensamos que seria uma excelente oportunidade incluirmos dois novos projetos com a ação “Buy One Give One”. Sempre que um seja realizada uma compra na nossa página, vamos contribuir diretamente com uma percentagem da mesma para a Associação YAY e para Projeto Virar a Página que vamos contribuir através de ações de voluntariado semanal e, ainda, a realização de uma rota para entrega das refeições.
A Associação YAY – Educação em Inclusão, que tem como principal objetivo a formação profissional e a inclusão, no mundo do trabalho, de jovens com deficiência. Esta associação procura melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com deficiência. O plano estratégico de ação da Associação YAY tem a missão de contribuir para o aumento de autonomia, afirmação e dinamismo dos seus jovens e adultos, na sua vida pessoal, familiar e social e no seu desempenho profissional.
Por outro lado, o “Projeto Virar a página” que está integrado nesta associação, tem uma implicação direta e muito grande nas famílias de Braga, surgiu num contexto pandémico com a entrega temporária de refeições, não obstante devido à necessidade crescente de dar resposta a famílias carenciadas e em situação socioeconómica difícil, entregam diariamente quase 500 refeições, tendo num período tão curto confecionado e entregue mais de 120.000 refeições.
Quer contribuir ativamente para algum destes projetos? Conheça mais de cada uma das associações aqui.
A Cachapuz tem pautado a sua atuação por uma grande preocupação social, cultural, educacional e ambiental, procurando contribuir para o bem-estar da comunidade em que se insere. Foi neste âmbito de responsabilidade social que a empresa decidiu doar cerca de duas dezenas de computadores ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.
Uma medida que a empresa considera ser de grande relevância, particularmente numa época em que o ensino online ainda se mantém ativo e as dificuldades socioeconómicas das famílias se agudizaram.
Com esta doação a Cachapuz irá ajudar o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio a garantir que mais alunos conseguirão assistir às aulas online, aspeto fundamental para o seu bom desempenho e sucesso escolar. Assim, acreditamos que contribuímos para uma melhor aprendizagem dos nossos jovens, que crescerão e formarão uma sociedade mais forte, qualificada e justa. É um investimento no futuro.
A doação de computadores é uma iniciava da Câmara Municipal de Braga, que através da InvestBraga sensibilizou os Embaixadores Empresariais, grupo de representantes de referência do tecido económico da região e do qual a Cachapuz é membro.
Além desta iniciativa, recorde-se que a Cachapuz se tem associado e promovido, ao longo dos anos, diversas ações de responsabilidade social, com impactos muito positivos na comunidade.
A Cachapuz apoiou a 1ª edição do Relay Braga e ofereceu bens ao Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Braga. Duas iniciativas solidárias, que permitiram à empresa ajudar quem mais precisa, reforçando o seu papel social na comunidade.
A entrega de bens (vestuário) à instituição de Ruílhe resultou de uma recolha de bens que a empresa realizou junto dos seus colaboradores. Ajudar quem mais precisa, sobretudo, na quadra natalícia, foi o principal objetivo da ação solidária.
Mais recentemente, a empresa deu também o seu contributo para a organização do I Relay de Braga, uma corrida solidária, que pretendeu ajudar, com a angariação de brinquedos, crianças institucionalizadas e em contexto familiar complicado.
A iniciativa, apadrinhada por Alan Osorio, diretor de Relações Institucionais do Sporting Clube de Braga, contou também com o apoio de várias empresas e do Município de Braga.
A Cachapuz, em solidariedade com o povo da Costa do Marfim, está a realizar uma campanha interna de recolha de bens, em favor das crianças que vivem em estado de pobreza. A iniciativa, cuja ideia partiu da Embaixada daquele país, pretende suprir necessidades locais identificadas e abrange roupa, calçado e brinquedos em bom estado.
A Costa do Marfim apresenta diversas fragilidades e dificuldades a nível económico e social. A taxa de mortalidade infantil é, nesse país, uma das maiores do planeta e o analfabetismo é também elevado. Uma situação social alarmante à qual a Cachapuz não é alheia e para a qual pretende contribuir com um gesto simbólico.
A ação, que culminará com a entrega dos bens na época natalícia, insere-se na política de responsabilidade social da Cachapuz, a qual tem levado a cabo diversas iniciativas de apoio à comunidade. A Costa do Marfim é também um dos principais mercados onde a empresa se tem vindo a posicionar como parceiro IT de referência na área logística (software e automação).
É um projeto inédito, em Sobreposta, Braga, e que pretende responder a vários problemas de saúde, com foco no seu tratamento e acompanhamento. Tem o apoio de peso da Cachapuz.
O Sensorialmente é um projeto do Centro Social Paroquial de Sobreposta que pretende intervir, através de terapias, técnicas e materiais de estimulação sensorial e cognitiva, junto da população adulta e idosa, que apresente perturbações neuropsicológicas adquiridas (acidentes vasculares cerebrais, tumores cerebrais), neurodesenvolvimentais e/ou degenerativas (Alzheimer e outras demências).
Para o efeito, será criado um Gabinete Integrado de Avaliação e Reabilitação e uma sala Snoezelen, espaço a ser equipado com material para estimulação sensorial.
Dado tratar-se de um investimento avultado, ao qual a instituição não consegue fazer face na sua totalidade, a Cachapuz tem colaborado na sua divulgação, sobretudo, junto das empresas do Parque Industrial de Sobreposta, apelando ao seu contributo e apoio na aquisição dos materiais e equipamentos para equipar a sala Snoezelen.
Para a Cachapuz, este é um projeto e uma causa que merece o reconhecimento de todos, pela sua importância e impacto numa sociedade cada vez mais envelhecida.
Fundado em 1992, o Centro Social Paroquial de Sobreposta coloca ao dispor da comunidade inúmeras respostas sociais, nomeadamente Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Centro de Dia (CD), Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) e Creche. É uma das mais importantes instituições locais de apoio social.
A Mundos de Vida é uma instituição social sedeada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, de apoio a idosos e crianças. Na sua componente de solidariedade, a Mundos de Vida protege e acarinha crianças advindas de realidades difíceis acolhendo-as temporariamente em dois centros a Casa das Andorinhas e a Casa do Alto.
Em 2006, criou um serviço pioneiro em Portugal, o Serviço Especializado de Acolhimento Familiar constituindo-se a primeira IPSS como instituição de enquadramento.
Todos os anos realiza a Campanha “Procuram-se Abraços” para encontrar uma nova geração de famílias de acolhimento, sob o lema do “direito de cada criança crescer numa família”, proporcionando assim, a uma criança crescer num ambiente familiar, terno, seguro.
A Cachapuz teve o prazer de proporcionar dois dias de plena alegria, em Agosto de 2013, a 17 destas crianças protegidas por esta instituição, com uma aula de bodyboard, na praia da Guia, em Matosinhos, através da escola de surf Linha de Onda, e ainda a oferta de bolas de praia e bonés.
A Caritas é uma das instituições de caridade mais conhecidas, com presença em mais de 200 países. Com uma forte ligação à Igreja, pretende dar resposta às realidades mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais.
A Cáritas Arquidiocesana de Braga abarca 14 dioceses do baixo minho. A sua ação envolve o fornecimento de géneros alimentares (a 1386 famílias), balneários sociais (42 beneficiários – 600banhos/ano), um refeitório social (60 beneficiários – 45 refeições/dia), roupeiros sociais (25.000 peças de outras), apoios a estudantes (16 portugueses e PALOPs), apoio psico-social e educativo (35 pessoas acompanhadas) e apoio na doença (85 famílias abrangidas com medicamentos, deslocações ao IPO, equipamento médico hospitalar,…) e vítimas de violência doméstica (35 situações só no concelho de Braga).
Temos conhecimento que neste momento a Cáritas é uma das instituições de solidariedade que mais dificuldades atravessa.
A Cachapuz contribuiu com mais de 200kg de doações de bens (vestuário de criança, homem, e brinquedos) e géneros alimentares, no Natal de 2012.
No sábado 24 de maio, decorreu a ação ‘Qual o peso do seu peso?‘ no Campo da Vinha sob a responsabilidade da empresa bracarense Cachapuz, no âmbito do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade.
A Cachapuz dispôs de um espaço devidamente equipado para a realização de testes de saúde gratuitos, foram distribuídos flyers informativos e foram oferecidas saladas de fruta que deram uma frescura maior a todo o ambiente saudável que ali se vivia.
Estabelecida uma parceria com o Instituto de Saúde e Beleza Naturalismo, a Cachapuz disponibilizou gratuitamente um teste de saúde, em específico ao peso da população. Sob o olhar profissional das técnicas daquele instituto, os participantes realizaram um breve diagnóstico ao seu peso de que resultou um aconselhamento personalizado do estado dos participantes, tal como os cuidados a ter na alimentação, o que deveria ou não ingerir, praticar mais exercício físico, entre outros. No final do diagnóstico, foi oferecida uma fresca salada de fruta sensibilizando as pessoas para a importância de manterem uma alimentação saudável.
O objetivo desta campanha foi sensibilizar a população realçando as causas e consequências da obesidade, alertando para o seguimento de uma ‘educação’ alimentar saudável. A adesão das pessoas superou as expectativas tendo sido feitos cerca de 100 testes de saúde e distribuídas 500 saladas de fruta.
Para conseguir uma liderança de peso, é necessário ter por perto os melhores profissionais. Como agradecimento pelo seu profissionalismo e dedicação à ‘Cachapuz‘, foi disponibilizado aos colaboradores um Seguro de Saúde que lhes permite descontos em vários tipos de serviço.
O Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, ficou marcado pela inauguração de um baloiço para crianças com mobilidade reduzida oferecido pela Cachapuz, no Parque Infantil da Rodovia.
“Um Parque para Todos” foi a ação escolhida a qual teve o apoio incondicional da Câmara Municipal de Braga. A inauguração do baloiço contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Dr. Ricardo Rio, da Sra. Vereadora do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar e Associativismo Dra. Sameiro Araújo, e da Sra. Vereadora da Educação e Cultura Dra. Lídia Dias. Também as famílias e amigos das crianças nos brindaram com a sua presença.
A Cachapuz promoveu, assim, a inclusão e a igualdade social, oferecendo às crianças com mobilidade reduzida a possibilidade de brincarem num baloiço concebido especialmente para elas. Depois de desvendado o equipamento, todas as crianças presentes tiveram a oportunidade de experimentar o baloiço soltando um sorriso contagiante e emocionando quem testemunhou este ato de responsabilidade social proporcionado pela Cachapuz.
Será um dia a recordar com momentos que ficaram na memória de todos os presentes e sorrisos que ficaram na nossa.
No seguimento da nossa política ativa de Responsabilidade Social, a Cachapuz oferecerá um ‘cheque-bebé‘ no valor de €500,00 aos colaboradores da empresa que se tornem pais, no sentido de facilitar os primeiros ‘passos’ desta nova etapa das suas vidas.
Outrora, a Cachapuz já havia contribuído com as despesas dos livros escolares dos filhos dos seus colaboradores. São ações de ‘peso’ que permitem criar laços de proximidade, reforçando o respeito que a Cachapuz detém pelos seus recursos humanos.