Responsabilidade Social
Cachapuz apoia novamente Fundação do Gil
11 Março, 2024
A Cachapuz, reconhecendo a grande importância do apoio à saúde infantil, realizou recentemente mais uma doação de uma balança Soehnle para o projeto Cuidados Domiciliários Pediátricos (CDP) da Fundação do Gil. Este gesto solidário reflete o compromisso da empresa em contribuir para o bem-estar das crianças e famílias em Portugal. O projeto CDP, que visa “criar, cuidar e crescer”, é uma iniciativa de longa data que se destaca como uma referência no âmbito do “Cuidar em Casa” no país. Com 17 anos de trabalho incansável no terreno, o CDP continua a oferecer suporte essencial para crianças e famílias que enfrentam desafios de saúde, demonstrando um compromisso duradouro com o cuidado pediátrico domiciliário.
No âmbito dos cuidados domiciliários englobou-se o conceito de Hospital no domicílio. Um projecto-piloto e inovador em idade pediátrica, em Portugal, e que tem toda a razão de existir no momento actual (pós pandemia) em que se alterou a filosofia dos cuidados em saúde. Cada vez mais estes devem ser prestados tendo o doente e sua família no centro dos cuidados, integrando todo o agregado familiar. O internamento em Hospitalização Domiciliária oferece um ambiente psicológico mais favorável ao doente durante o período de tratamento e valoriza o papel da família/cuidador. Contribui também para a redução de complicações frequentes do internamento convencional. Assim, este projecto tem como objectivo optimizar as vagas hospitalares, reduzir o número de infecções hospitalares e melhorar a humanização dos cuidados com maior envolvimento parental, já que os pais podem manter a sua actividade familiar habitual e por fim minorar o absentismo laboral, proporcionando em determinadas circunstâncias a possibilidade de manter o teletrabalho.
Este projecto está a conseguir mudar a vida das crianças, jovens e respectivas famílias, acompanhadas pelo HFF, seja em situação de doença aguda ou em situação de doença crónica complexa e doença limitante/ameaçadora de vida (necessidades paliativas). Em 6 meses de actividade foram assistidas 88 crianças, em 723 visitas.
A Fundação do Gil continua a estruturar juntamente com os seus parceiros hospitalares respostas que promovam a saúde pediátrica em Portugal, e que garantam o acesso a este tipo de cuidados de saúde a todas as crianças que
deles necessitem, independentemente da sua patologia, localização geográfica ou condição socioeconómica.