O quilo está a perder peso? - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

O quilo está a perder peso?

14 Janeiro, 2016

O quilo é uma das últimas sete unidades básicas do sistema métrico que ainda é definido por um objeto físico – ao contrário das unidades de tempo, distância ou temperatura. Há décadas que os especialistas de metrologia tentam substituir a definição de quilo por outra.

 

A questão é: porquê?

Desde 1889, o quilo é definido por um objeto que é quase uma peça de museu. Conhecido pela sigla em inglês IPK – International Prototype Kilogram -, trata-se de um cilindro de platina-irídio que reside há 126 anos debaixo de três redomas de vidro, num cofre no Gabinete Internacional de Pesos e Medidas em Sèvres – Paris. Esta é ainda a definição atual, mas só por enquanto.

Queixam-se os cientistas que o problema daquele cilindro é estar a perder peso, ou o seu rigor não é, afinal, o que se esperava.

 

A questão passa a ser: o quilo está a perder peso?

Nos últimos 122 anos, o protótipo foi colocado fora do armazenamento apenas três vezes para calibragem. Limpar, polir ou tocar no protótipo internacional são ações estritamente controladas porque tudo isso pode alterar o seu peso.

Quando comparado a outros protótipos em estudo em laboratórios de outros países, o cilindro apresenta uma diferença de 50 microgramas. A perda de massa, no valor de 50 milionésimos de grama, é equivalente a um grão de areia, mas para os metrologistas, explicam intrigados, a mudança representa uma disparidade preocupante.

Uma teoria para a perda de massa é que, ao longo dos anos, a liga de platina-irídio pode ter emitido algum gás que havia sido incorporado ao bloco de metal, feito em Londres em 1879.

 

O quilo deixará mesmo de ser quilo?

Mais recentemente, em 2011, o Comité Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) tomou a decisão formal de basear a nova definição do quilograma numa constante fundamental da física quântica: a chamada constante de Planck. Em teoria, a sua definição é um pouco complexa mas no fundo, e é isso que importa, deverá daí advir uma nova definição, estável e precisa, do quilograma.

Como líder e referência nacional e internacional na área da pesagem, a Cachapuz está atenta a este assunto de “peso”, aguardando os desenvolvimentos deste processo de mudança.