Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Entrevistas

Cachapuz na RUM – Atração e Retenção de Talento nas Empresas

2 Janeiro, 2024

Graça Coelho, CEO da Cachapuz, esteve no programa Negócio à Lupa, da RUM (Rádio Universitária do Minho) numa conversa sobre Atração e Retenção de Talento nas Empresas. Em parceria com a Associação Empresarial do Minho (AEMinho). ‘Negócio à Lupa’, é o nome do espaço semanal que pretende dar a conhecer as empresas que compõe o tecido empresarial da região de Braga.

 

No programa foram enumerados alguns dos desafios para as empresas no âmbito da retenção de talentos – como escassez de talento e competências obsoletas, necessidade de um alinhamento entre a oferta do mercado de trabalho e a formação de adultos. Para além disso, a gestão da diversidade geracional, necessidade de conhecer os vários perfis e diferenças nas suas atitudes em relação ao trabalho, os novos modelos de trabalho – como o tele trabalho que afeta as empresas e, ainda,  a necessidade de preparar as chefias para a liderança à distância, por último,  o impacto da inteligência artificial na automação de tarefas rotineiras, importância do desenvolvimento de competências humanas como empatia, compaixão, curiosidade.

 

Durante este momento, também foi abordado como tem mudado o paradigma do colaborador – sobretudo a forma como nos relacionamos com as nossas pessoas, como a necessidade de repensar todo o modelo trabalho devido ao aceleramento tecnológico, assim como importância de promover a literacia digital. Foi referido, ainda,  o impacto do salário emocional para o colaborador quando a existe a premissa de um salário base justo. Compete aos responsáveis pela gestão das suas pessoas, perceber individualmente o que cada trabalhador valoriza, nomeadamente o que  influencia a sua motivação e desempenho – desde  tele trabalho, horário flexível, horário reduzido à sexta-feira, dia de aniversário, seguro de saúde  e muitas outras iniciativas que são procurados pelos profissionais atualmente. Acima de tudo  criar vidas melhores não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também um estratégia empresarial sustentável que contribui para um mundo mais justo, mais próspero e sustentável.

 

Para concluir, foi abordado como melhorar a marca empregador – seja incentivar uma comunicação mais transparente e que propicie a partilha de opiniões, dando voz a todos os colaboradores e proporcionar um conjunto de iniciativas que promova o relacionamento interpessoal e melhorar o engagement com a cultura organizacional, além de promover um ambiente colaborativo, desenvolver os profissionais com vista a uma maior qualificação e capacitação, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista humano e comportamental, gerindo a diversidade geracional de forma agregadora e inclusiva.