Ecossistema de Inovação regressa com novas ideias - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

Ecossistema de Inovação regressa com novas ideias

16 Setembro, 2020

Ecossistema de Inovação regressa com novas ideias

Encontrar as melhores ideias e soluções, que agreguem valor e satisfação para o cliente, são os desafios lançados pela Cachapuz ao 3º Ecossistema de Inovação. O novo grupo, composto por diversos colaboradores, já iniciou as sessões de trabalho e brainstorming.

 

Até ao momento, foram lançadas, pelos dois primeiros grupos, 160 ideias inovadoras, que estão em fase de análise e avaliação. Durante o mês de setembro, a empresa conta adicionar novos insights, tendo como foco novos produtos, serviços e processos.

 

Recorde-se que o Ecossistema de Inovação é um dos mais importantes Projetos da empresa, tendo iniciado em maio de 2020.

 

Brainstorming: o segredo para novas ideias

 

Os encontros de brainstorming têm feito parte do dia a dia da Cachapuz. Através destes, colaboradores de vários departamentos reúnem-se para apresentar, debater e analisar novas ideias e sugestões, tendo sempre em atenção a melhoria das soluções e dos serviços e a satisfação de clientes e parceiros.

 

E para que a criatividade possa fluir, é importante ter em atenção alguns aspetos que aproveitamos para partilhar. Tome nota:

 

  • Tenha um objetivo/tema: o encontro deverá ter um ponto de partida, um propósito ou tema, que irá orientar os participantes na apresentação de ideias. É importante manter o foco;
  • Escolha o melhor local: opte por ambientes mais descontraídos, que possam estimular a imaginação e a criatividade. Pode inclusivamente preparar um pequeno lanche, para que todos se sintam mais à vontade para expor as suas sugestões. Numa altura como esta, privilegie sessões remotas;
  • Tenha um líder: A existência de um líder da reunião irá garantir que a mesma se realize sem problemas e com a devida orientação e organização. Este elemento será também responsável pela gestão de conflitos de ideias ou de opiniões, proporcionado o ambiente ideal para que todos apresentem os seus pontos de vista;
  • Controle o tempo: estas reuniões não devem ser longas. Controle o tempo e evite saturar ou desmotivar os participantes.

Está comprovado que o brainstorming é um elemento chave na estratégia empresarial, não só porque fomenta a criatividade, mas também, e sobretudo, porque motiva a equipa. O envolvimento dos colaboradores promove a dedicação, o empenho e a produtividade. E o sucesso dos colaboradores é o sucesso da empresa.