Covid-19, gripe e constipação: reconheça os sintomas - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

Covid-19, gripe e constipação: reconheça os sintomas

29 Setembro, 2020

Covid-19, gripe e constipação: reconheça os sintomas

Com a chegada do outono e a descida da temperatura, chegam também as constipações e a gripe. Torna-se, por isso, essencial reconhecer e distinguir os sintomas, alguns deles comuns à atual pandemia de Covid-19.

 

Sintomas da Covid-19

 

De acordo com as autoridades de saúde oficiais, como a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas da Covid-19, nem a mesma gravidade associada aos sintomas, existindo inclusivamente casos de pessoas que não têm sintomas (assintomáticos).

 

Segundo a OMS, os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre (temperatura igual ou superior a 38º), tosse seca e cansaço. No entanto, algumas pessoas podem apresentar dores musculares, dor de cabeça, congestão nasal, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia, conjuntivite, irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés (sintomas menos comuns).

 

À doença estão ainda associados, em alguns casos, sintomas mais graves como dificuldade respiratória ou falta de ar, pressão ou dor no peito, perda da fala ou capacidade motora.

 

Grupos de risco

 

De acordo com a OMS, a maioria das pessoas (cerca de 80%) com Covid-19 acaba por se recuperar da doença sem necessitar de tratamento hospitalar. No entanto, existem alguns grupos de risco que merecem atenção redobrada. É o caso dos idosos, de pessoas com doenças crónicas (doença cardíaca, pulmonar, neoplasias ou hipertensão arterial, entre outras) e de pacientes a fazerem tratamentos de quimioterapia e tratamentos para doenças autoimunes (artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla ou algumas doenças inflamatórias do intestino). Doentes transplantados ou com infeção VIH/sida são também considerados grupos de risco.

 

Ainda assim, qualquer pessoa pode ficar infetada com o novo coronavírus, sendo, por isso, importante estar atento aos primeiros sinais. Em Portugal, se tiver sintomas ou se estiver em contacto com alguém infetado com Covid-19, deverá ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24), a fim de obter as recomendações indicadas para a sua situação.

 

Prevenção

 

Apesar de tudo, o mais importante é a prevenção. Cumprir com o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higiene das mãos são ações fundamentais para travar o contágio. Não se esqueça também de usar máscara de proteção individual como medida complementar, principalmente nos espaços onde o seu uso é obrigatório (espaços públicos fechados, como transportes públicos ou estabelecimentos comerciais).

 

Constipação e Gripe: sintomas

 

Alguns dos sintomas da constipação e da gripe são iguais aos da Covid-19, pelo que, por vezes, se torna complicado distinguir as doenças. Partilhamos alguns dos sintomas relacionados com cada uma das situações:

 

  • Gripe (abrupta manifestação dos sintomas): os mais habituais são a febre, fadiga, tosse (normalmente seca), dores no corpo e dor de cabeça. Por vezes, a pessoa apresenta congestão nasal e dor de garganta. As crianças podem inclusivamente ter diarreia. Os espirros e a falta de ar não estão geralmente associados à gripe.
  • Constipação (surgimento gradual dos sintomas): os sintomas mais comuns são espirros, dores no corpo, dor de garganta e congestão nasal. Por vezes, a pessoa pode apresentar tosse e fadiga e, em raras vezes, febre e dor de cabeça. Sintomas como falta de ar e diarreia não estão associados à constipação.

 

Mantenha atenção aos sinais. Cuide de si e dos outros. Proteja-se!

 

Saiba mais sobre a Covid-19 junto das entidades de saúde oficiais:

Direção-Geral da Saúde (AQUI) e Organização Mundial de Saúde (AQUI e AQUI).