Covid-19: Como inovar em tempos de pandemia - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

Covid-19: Como inovar em tempos de pandemia

19 Outubro, 2020

Covid-19: Como inovar em tempos de pandemia

Qualquer crise é, para as empresas e seus profissionais, sinónimo de mudança, desafios e oportunidades. E a pandemia de Covid-19 veio comprovar, uma vez mais, esta realidade. Além de se adaptarem às novas limitações e constrangimentos, as organizações podem fazer face a esta situação com mudanças, que lhes permitam transformarem-se, reposicionarem-se e apostarem em novos caminhos.

 

Quer saber como podem as entidades inovar em tempos de pandemia?
Tome nota de alguns aspetos que consideramos relevantes:

 

a) Estratégia e oferta: seja qual for a crise, será sempre importante redefinir a estratégia e as ações a desenvolver na sua empresa. Procure, com a sua equipa, criar novas soluções e serviços e readaptar ou ajustar a sua oferta às necessidades de mercado. Acima de tudo, assegure um serviço de qualidade e com elevado valor para o cliente;

 

b) Mercados e clientes: uma crise pode acarretar a mudança de direção. Por isso, analise e equacione a expansão ou entrada em novos mercados e geografias. Conquiste novos clientes e acompanhe, de perto, os seus atuais clientes, garantindo confiança e proximidade;

 

c) Formação e conhecimento: invista na formação e valorização profissional dos seus colaboradores, sensibilizando-os para novos temas, conhecimentos e competências. A mudança de hábitos e rotinas profissionais, a adoção de ferramentas de trabalho mais modernas e a realização de novas tarefas são aspetos importantes para a empresa e, na maioria das vezes, gratificantes para toda a equipa;

 

d) Criatividade: promova a partilha de ideias e opiniões. Realize internamente e com alguma regularidade encontros de brainstorming e fomente um ambiente propício ao debate, à exposição de novas ideias, análises e reflexões. Ouça e mobilize a sua equipa num só sentido, o do crescimento.

 

e) Parcerias, sinergias e responsabilidade social: aposte em parcerias estratégicas para a organização, assim como na partilha de sinergias e envolvimento em projetos de relevância para a empresa. Reative a sua política de responsabilidade social e apoie, sempre que possível, a comunidade. Numa altura de crise, qualquer gesto solidário pode fazer a diferença.

 

A inovação não passa somente pela criação de ideias ou produtos inéditos e inexistentes no mercado. A inovação reside também na capacidade que as empresas têm para se adaptarem às necessidades emergentes do mercado, apresentando soluções, serviços e processos renovados ou atualizados.

 

Em tempos de pandemia e de crise, importa, acima de tudo, garantir a qualidade e o serviço de sempre, com a equipa de sempre, mas com um olhar atento e focado no futuro.