Cachapuz presente no 16º COTEC Innovation Summit - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

Cachapuz presente no 16º COTEC Innovation Summit

10 Julho, 2019

A iniciativa decorreu em Vila Nova de Famalicão

Leading 4.0: Highway to Manufacture Value with People and Intelligent Machines” foi o tema do 16.º COTEC Innovation Summit, iniciativa que decorreu em Vila Nova de Famalicão e na qual a Cachapuz marcou presença.

 

No encontro, que juntou gestores e empresários, académicos, decisores políticos, estudantes e outros especialistas, estiveram em reflexão e análise temas como a Inovação, a Indústria 4.0 e a Transformação Digital.

 

Na iniciativa, que contou ainda com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário da COTEC Portugal, foram apresentados os mais recentes resultados do desempenho de Portugal ao nível da Inovação.

 

 

Portugal lidera categoria “Inovadores”

 

De acordo com o European Innovation Scoreboard 2019, Portugal evidencia um excelente desempenho nas categorias: “Inovadores”, “Ambiente favorável à Inovação” e “Sistemas de Pesquisa Atrativos”.

 

O país revela também, segundo o estudo, excelentes resultados em vertentes como a “Inovação nas Pequenas e Médias Empresas (PME)”, “Penetração de banda larga nas empresas” e “Inovação de produtos e processos nas PME”.

 

Na esfera da Inovação, o nosso país demonstra piores resultados em dimensões como “Vendas” e “Ligações de Vendas”. “Pedidos de patentes PCT”, “Co-Publicações público-privadas” e “Exportações de serviços intensivos em conhecimento” são as áreas onde Portugal revela também um desempenho mais fraco.

 

Em termos gerais, os indicadores económicos portugueses estão muito próximos dos valores médios da zona euro, com exceção da “Quota de emprego na indústria de alta e média-alta tecnologia” e os “Principais investimentos em I&D por dez milhões de habitantes”, em cujas categorias os valores estão visivelmente abaixo da UE.

 

Saiba mais sobre o estudo AQUI.