Assistência Remota Cachapuz: brevemente uma realidade! - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

Assistência Remota Cachapuz: brevemente uma realidade!

12 Setembro, 2018 | 4 minutos

Estar conectado! É esta a caraterística principal da chamada ‘4ª Revolução Industrial’. Esta conexão reflete uma ligação das pessoas e das ‘coisas’, cujo impacto que terá nas diversas áreas de atuação das empresas e do quotidiano de todos nós ainda não se consegue definir. Sabemos, no entanto, que esta terá um impacto sistémico que irá transformar sistemas inteiros ao envolver as indústrias, as empresas, os países.

 

Ciente desta nova realidade e fruto de um investimento contínuo em I&D e na qualificação da sua equipa, a Cachapuz consegue identificar os desafios que se colocam para as chamadas “fábricas inteligentes”, os quais passam pelos níveis de decisão geográfica, nomeadamente corporativo, regional e local. As soluções da Cachapuz têm como base o SLV Platform, um sofware inovador que permite automatizar todos os processos de cargas e descargas e operações associadas, sendo adaptado a qualquer tipologia industrial e a qualquer geografia.

 

Neste sentido, no âmbito do projeto UH4SP – United Hub For Smart Plants (liderado pela Cachapuz em co promoção com o Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, a Associação C.C.G./Z.G.D.V. – Centro de Computação Gráfica, e a Eurotux Informática), a Cachapuz irá lançar brevemente uma nova funcionalidade na sua área de suporte: a Assistência Remota! Esta ferramenta resulta da deteção de uma necessidade de mercado em termos de reforço da atuação das diversas entidades intervenientes na cadeia de valor e na melhoria do atendimento ao cliente numa unidade industrial.

 

O que é então a Assistência Remota?

A Assistência Remota (AR) é uma plataforma de assistência visual que permitirá ao técnico colaborar em tempo real com o especialista Cachapuz durante inspeções, avaliações, diagnósticos ou processos de suporte. O técnico partilha em tempo real o seu campo de visão, recorrendo a um capacete de Realidade Mista como o Microsoft Hololens. O especialista e o técnico poderão, assim, comunicar através de áudio e vídeo para diagnosticar e resolver situações de avarias de determinados equipamentos, como por exemplo balanças Industriais.

 

O especialista Cachapuz, através do seu conhecimento mais aprofundado sobre o equipamento, poderá diagnosticar a avaria e guiar o técnico para a resolução da mesma, através da de consulta toda a informação existente sobre o equipamento e do envio de conteúdo multimédia adequado para o campo de visão do técnico. Estes conteúdos virtuais poderão ser: fotos com esquemas, modelos 3d estáticos ou animados, vídeos de manutenção, anotações, texto, pdfs; que podem ser sobrepostos tridimensionalmente, de forma relativamente precisa, nos componentes do equipamento em manutenção

 

E quais as vantagens mais significativas?

  • Através de AR será possível:
  • Otimizar a eficiência dos recursos humanos especializados;
  • Facilitar a assistência técnica à distância;
  • Reduzir os custos da logística referente à deslocação do especialista ao local da avaria;
  • Intervir em tempo real

 

Uma empresa que ofereça AR, ou seja, que esteja claramente conectada com o seu cliente, será claramente mais eficiente e inovadora relativamente à sua concorrência.

 

Esta solução de assistência remota – desenvolvida em parceria com o CCG – visa dotar a assistência da Cachapuz de uma mais-valia diferenciadora no que toca à proposta de valor dos seus sistemas integrados de pesagem e contribuir para o diálogo otimizado com os clientes.

 

Cachapuz – Changing Behaviours!