A era da transformação digital na Cachapuz - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Notícias

A era da transformação digital na Cachapuz

19 Fevereiro, 2019

A era da transformação digital na Cachapuz

Conceitos como transformação digital e indústria 4.0 não são nem estranhos nem novos para a Cachapuz. A empresa é hoje um caso de sucesso ao nível da inovação e do desenvolvimento tecnológico, com soluções avançadas e ajustadas à nova era. Na verdade, reduzir tempo e custos nas operações e agilizar processos e decisões são preocupações há muito assumidas pela empresa, que aposta continuamente na adequação da estrutura e oferta às tendências e necessidades reais do mercado.

 

Neste âmbito, podemos enumerar alguns dos principais projetos e soluções nos quais a Cachapuz investiu e através dos quais se tem diferenciado e posicionado no mercado como marca de referência.

 

UH4SP – Unified Hub for Smart Plants

 

O projeto UH4SP – Unified Hub for Smart Plants, promovido por um consórcio liderado pela Cachapuz, baseia-se no desenvolvimento de uma arquitetura de software, orientada a serviços e soluções tecnológicas, incorporando o paradigma de IoT e Industry 4.0, que pretende promover a visão corporativa e agregada de operações de unidades industriais dispersas por várias geografias, através de acessos remotos e locais.

 

Na prática, o projeto pretende agregar as operações de carga e descarga, a movimentação de produtos, viaturas e pessoas, a automatização de processos e a colaboração com os diversos agentes ao longo da cadeia de valor, tendo em vista a otimização logística das empresas industriais. Criar uma Smart Plant, baseada na Eficiência, Eficácia e Inteligência na unidade industrial – é o principal objetivo deste consórcio.

 

Como referem os seus especialistas, mais do que criar uma nova arquitetura tecnológica, visa-se acima de tudo mudar de paradigma, potenciar uma visão mais abrangente do negócio, alavancando a sua diferenciação e eficiência operacional.

 

Além de contar com uma equipa multidisciplinar, ao nível do desenvolvimento, inovação e tecnologia, a Cachapuz tem apostado também, ao longo dos anos, em parcerias estratégicas com diversas entidades e universidades com intensa atividade no setor.

 

A proximidade entre o mundo profissional e académico tem sido, para a empresa, uma prioridade, sobretudo, pela criação de sinergias e partilha de informação, crucial à sua evolução e transformação digital.