Clipping
Cachapuz em entrevista à Revista Business: “Inovação, Sustentabilidade e o Futuro da Pesagem Inteligente”
23 Dezembro, 2024
Em entrevista à Revista Business, Graça Cunha Coelho, CEO da Cachapuz, faz uma retrospetiva do ano, revela quais os objetivos para 2025 e conta como tem assegurado a retenção de talentos perante um mercado competitivo e como vê o futuro da pesagem inteligente com a evolução da inteligência artificial.
A Cachapuz tem-se destacado como referência em inovação e sustentabilidade. Quais foram os principais marcos estratégicos alcançados neste último ano?
O último ano foi transformador para a Cachapuz. Entre os projetos mais inovadores, destacam-se um projeto piloto na área da visão e mobilidade com um grande player da indústria cimenteira, bem como uma nova implementação SLV Cement na Arábia Saudita. Além disso, reforçámos o nosso compromisso com a sustentabilidade. Instalámos painéis solares nas nossas instalações, promovendo uma transição para o uso de energias renováveis, e continuamos a substituir a nossa frota com veículos elétricos, contribuindo para a redução das emissões de carbono. Estes investimentos refletem a nossa dedicação em minimizar o impacto ambiental das nossas operações e em promover um futuro mais verde. Este ano estivemos muito focados em sedimentar a nossa posição como líderes de sistemas integrados de pesagem, a preparar o futuro tentando antecipar as tendências e definir novos padrões no setor, sempre com um foco no impacto positivo para clientes, colaboradores e comunidade.
No que diz respeito ao capital humano, como a Cachapuz tem investido no desenvolvimento dos seus colaboradores e assegurado a retenção de talentos num mercado competitivo?
Acreditamos que o verdadeiro motor da inovação são as pessoas. Por isso, temos um forte compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos colaboradores. Nesse sentido, a nossa abordagem holística promove a saúde, a formação e o bem-estar de todos. A aposta na aprendizagem constante de cada um, não só contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e inclusivo e para um bom desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, como também alinha a organização com as metas globais de desenvolvimento sustentável, aumentando a competitividade e a resiliência. É essencial uma cultura de trabalho em rede, apoiada pela partilha de conhecimento e pela aprendizagem contínua, de modo a enfrentar os desafios da competitividade atual. Sabemos que o sucesso da empresa depende de pessoas que acreditam nelas próprias, que estão envolvidas e comprometidas com a cultura e estratégia da Cachapuz e que percebem a importância e necessidade do contributo de cada um para o sucesso de todos.
A automação industrial tem evoluído rapidamente. Como a Cachapuz vê o papel da pesagem inteligente no contexto de tecnologias emergentes como a IA e a IoT
Estamos numa era em que a automação e as tecnologias emergentes estão a redefinir as indústrias. Na Cachapuz, entendemos que estas inovações são mais do que tendências, são ferramentas essenciais para criar soluções avançadas e eficientes. A integração de Inteligência Artificial e IoT nas nossas soluções de pesagem é apenas o início de uma transformação mais ampla. Contudo, acreditamos que o verdadeiro impacto da tecnologia só é alcançado quando alinhado com uma visão sustentável e centrada nas pessoas.
Quais são os principais objetivos da Cachapuz para 2025? Em que áreas a empresa planeia investir mais recursos e como pretende responder às tendências globais no setor da pesagem?
Continuar a crescer com valor e propósito é um dos nossos objetivos a médio e longo prazo. Com os olhos postos no futuro, manter a inovação e a cocriação de valor como pilares centrais da nossa estratégia é essencial. No entanto, entendemos que o crescimento sustentável só é possível se equilibrarmos a inovação com a responsabilidade social e ambiental. A coragem de inovar e a ambição de promover mudanças sustentáveis são o que nos permitirá não apenas crescer, mas prosperar nos próximos anos, garantindo que o nosso impacto vá além do sucesso empresarial e contribua para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.
Leia aqui a revista na íntegra.