Uma solução de "peso" para a indústria cimenteira - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Clipping

Uma solução de “peso” para a indústria cimenteira

19 Janeiro, 2015

Cimento. Conhecido dos antigos egípcios, este material ganhou o nome atual no século XIX devido à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland.
Os imponentes monumentos do Egito antigos já utilizavam uma liga constituída por uma mistura da cal, cascalho e rochas vulcânicas, tendo sido assim construídas grandes obras como o templo sagrado Panteão Romano, o Coliseu e a Basílica de Constantino.

 

Um dos grandes passos no desenvolvimento do cimento foi dado em 1824 pelo inglês Joseph Aspdin. Este construtor queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, depois de seca, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. Por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland, foi-lhe dado o nome de Cimento Portland.

 

Já em Portugal, o surgimento da indústria do cimento resultou do conhecimento da sua importância como material construtivo, que se afirmou gradualmente na Europa ao longo das três últimas décadas do século XIX. Em 1892, surgiram os primeiros sinais daquela que seria a primeira fábrica nacional para a produção sustentada do cimento Portland, a Fábrica Tejo.

 

Voltemos ao presente… E ao norte. A Cachapuz é atualmente líder nacional e uma referência internacional na conceção de soluções inovadoras e de grande incorporação tecnológica no domínio da indústria cimenteira e pesagem industrial.
No que concerne à conceção e implementação de soluções state-of-the-art compostas por software e automatização, o pioneirismo pertence à Cachapuz. Sempre na vanguarda das novas tecnologias e da inovação, a Cachapuz afirma-se com uma das soluções mais bem conceituadas e reconhecidas nacional e internacionalmente: o SLV Cement.
Na prática, a solução SLV Cement congrega receção, expedição e controlo dos fluxos logísticos que automatiza todos os processos das principais áreas funcionais de uma fábrica de cimento: desde o planeamento, chegada de um camião à fábrica para receção e/ou expedição, imprimindo automaticamente toda a documentação necessária no final do processo.

 

Para além de melhorar os processos logísticos associados, o SLV Cement garante toda a troca de informação entre todas as áreas de negócio, de forma automática e eficaz. O SLV Cement complementa por isso o software de gestão do cliente (ERP), criando uma solução vertical e adaptada a cada fábrica de cimento. Cada instalação SLV Cement é transformada numa solução à medida, superando as expectativas dos clientes.

 

A Cachapuz com a evolução e desenvolvimento tecnológicos incutidos nesta solução e na sua forma de estar perante o mercado afirma, mais uma vez, o seu domínio quando se trata de inovação.

 

Encontre na Revista SIM nr. 162, 2ª quinzena de janeiro, um artigo de “peso”!