Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Clipping

Projeto NeWeSt em destaque na CemNet

13 Janeiro, 2023

Cachapuz em destaque na Revista Internacional CemNet, especializada no setor do cimento, com o artigo desenvolvido para o projeto NeWeSt (“Nova geração de Sistemas de Pesagem ciber-físicos), pela Cachapuz, em conjunto com DTX Collab e a Universidade do Minho.

 

Os principais objetivos estratégicos deste projeto passam pelo desenvolvimento de uma plataforma cloud agregadora de dados e serviços, com a aquisição de dados de IoT e interfaces de programação (APIs) com diferentes níveis de acesso para criação de novas aplicações de negócio dentro do ecossistema Cachapuz; Desenvolvimento de dispositivos inteligentes, que incorporam: (i) células de carga digitais com sensores inovadores, dispositivos IoT e firmware; (ii) Smart Boxes, sistemas operativos open source e funcionalidades de pesagem e comunicação inteligentes e (iii) Smart Devices com funcionalidades de agregação, processamento de dados e comunicação inteligentes; Desenvolvimento de um sistema de comunicação de dados seguro e confiável, que recorre a Firmware Update Over The Air seguro e suporte a vários tipos de comunicações: BLE e Wi-Fi para ambientes industriais (curto alcance), LoRa e NB-IoT para soluções de células de carga individuais com ligação segura e escalável através da infraestrutura de rede das operadoras de telecomunicações; E o desenvolvimento de novos sensores, sensores magnetoresistivos nanofabricados nos laboratórios do INL, assim como outros sensores do tipo piezo-eléctrico.

 

O estudo apresentado neste artigo fornece uma nova abordagem baseada em dados para prever desvios de pesagem no carregamento de sacos, paletes ou cimento a granel em veículos numa fábrica de cimento. Dados empíricos do mundo real foram usados para explorar diferentes classificadores e comparar o seu poder preditivo para melhorar a eficiência do processo de fluxo de trabalho de expedição/logística. Por Júlio Barros, João NC Gonçalves e Paulo Cortez, Universidade do Minho, Portugal, e Francisco Cunha e Cândido Martins, Cachapuz, Portugal.

 

A introdução do paradigma da Indústria 4.0 e a profunda transformação digital, estão a mudar a mentalidade das empresas em direção à gestão integrada da cadeia de logística. A Indústria 4.0 refere-se a uma nova fase da revolução industrial, ou seja, a Quarta Revolução Industrial. Com ele, novos conceitos como Sistemas Ciber-Físicos (CPS) surgiram, que representam uma nova geração de sistemas computacionais integrados com o mundo físico.

 

Continuar a ler o artigo.