Clipping
Cachapuz na Edição do 50º Aniversário do Expresso
9 Janeiro, 2023
Dra. Graça Cunha Coelho, CEO da Cachapuz, em entrevista à Revista E, no âmbito da celebração do 50º aniversário do Expresso, revela como a Cachapuz promove ecossistema de inovação centrado nas suas pessoas e na cocriação de valor.
Com um legado de peso, a Cachapuz foi sempre se reinventando e possuem hoje uma oferta integrada de soluções inovadoras…
Dedicamo-nos ao fabrico e conceção de equipamentos de precisão e sistemas de pesagem baseados em tecnologia de ponta, software e automação e, por isso, possuímos um profundo conhecimento do sector da pesagem, das suas necessidades e evolução, fazendo chegar ao mercado produtos cada vez mais competitivos como os iWeigh Systems, entre outras soluções disruptivas como o SLV Industry e Cement, solução IT de logística avançada, orientadas para a indústria, inclusive a indústria cimenteira. Temos ainda a Academia Cachapuz, as parcerias com o DTx CoLab, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e a Universidade do Minho, existem aqui vários fatores que nos diferenciam.
Sendo os últimos anos desafiantes para todas as empresas, como reforçaram o vosso compromisso com as vossas pessoas e parceiros?
São muitas as práticas e mudanças internas que operamos nesse sentido. Todos temos aqui um papel de muita responsabilidade no futuro do planeta. E também não podemos conceber nenhum negócio sem estarmos preocupados genuinamente com a comunidade que o desenvolve. Cuidar o futuro e ter um impacto positivo em todas as pessoas que se vão cruzando connosco orienta tudo aquilo que nós fazemos. É um trabalho contínuo não só a nível interno mas também com as instituições e associações da região. É fundamental olhar para e pela sociedade.
Resultado disso, a Cachapuz foi distinguida este ano como Empresa de Excelência para se trabalhar em 2022, quão importante é este reconhecimento?
É sempre gratificante termos o reconhecimento que estamos num bom caminho. Ao partilharmos as boas práticas, temos colaboradores alinhados e acho que eles próprios também se tornam embaixadores da sua marca e por isso toda a comunicação, tanto interna, como externa, tem de ser muito verdadeira. A excelência na gestão de pessoas deve cruzar variáveis como o desenvolvimento de competências e a gestão de talentos. As pessoas movem-se cada vez mais por projetos e oportunidades de crescimento e enriquecimento, seja a nível pessoal, ou profissional, e cada vez mais estas duas vertentes se complementam e influenciam mutuamente. É essencial haver este match entre os objetivos e missão da organização, e os objetivos individuais dos seus colaboradores.
Além disso, ganharam também o Prémio Internacional European Product Design Awards 2022 com o vosso Kiosque DD2050 é resultado de todo este investimento que fazem nas vossas pessoas e no desenvolvimento de soluções inovadoras?
Na Cachapuz procuramos compreender o processo do cliente, criando soluções cada vez mais personalizadas, neste caso o Kiosque DD2050 foi resultado de um conjunto de ideias da nossa equipa, transformado num produto elegante, prático e inovador. Este equipamento é parte integrante dos iWeighSystems da Cachapuz – sistemas integrados de pesagem concebidos para garantir a total automatização e digitalização dos processos de pesagem, com garantia de total segurança, rigor e fiabilidade. Consideramos a inovação e o rigor os principais fatores para a competitividade e por isso estabelecemos constantemente parcerias rumo ao desenvolvimento.
A Cachapuz felicita o Expresso pelo seu 50º Aniversário.