Cachapuz, amiga do ambiente - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Clipping

Cachapuz, amiga do ambiente

8 Setembro, 2014

A Cachapuz patrocinou e participou no IX Encontro Nacional de Ecoclubes, a 1ª edição que se realizou em Braga, entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro. A “secular” empresa bracarense já demonstrou antes o seu carácter solidário e abrangente no que toca a iniciativas inovadoras, principalmente as que são voltadas para a comunidade da sua cidade. Desta vez, o tema foi o meio ambiente, pelo qual a Cachapuz não ficou indiferente.

 

Entre as várias atividades programadas para os cinco dias do evento, a Cachapuz participou na ação do dia 29 de agosto. Acompanhando a linha do Rio Este, foi efetuada a limpeza das margens e leito do rio, sendo que o principal desígnio foi apelar à consciencialização da população para a manutenção da linha de água que atravessa a cidade.
No total participaram cerca de 50 pessoas, jovens e adultos de todas as idades que, devidamente equipados para o efeito com botas impermeáveis e luvas anti corte, contabilizaram no final do dia cerca de 300 kilos de lixo recolhido. Curiosamente foram colhidos materiais como grades de cerveja, roupa, calçado e até um sofá.

 

Além da Cachapuz, esta ação contou igualmente com o apoio da CLDS, uma valência da Santa Casa da Misericórdia. Quem também não deixou de estar presente e participar na limpeza do rio foram o Engº Altino Bessa, Vereador da Câmara Municipal de Braga nos pelouros do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, e o Dr. Pedro Teiga, especialista em Reabilitação de Rios e Ribeiras e coordenador do Projeto Rios.

 

Os Ecoclubes são organizações não-governamentais da sociedade civil constituídas por crianças e jovens que articulam ações com outras instituições da comunidade. O que se pretende é melhorar a qualidade de vida da população e colaborar com a formação ambiental das gerações mais novas.

 

Sempre acompanhada por uma alegria contagiante por parte dos participantes e por uma força de vontade inigualável, esta foi sem dúvida uma iniciativa de “peso” para o bem do ambiente e da cidade de Braga.

 

Juntos temos outro Peso!

 

 Edição de Setembro – revista SIM, número 156