Case Study
Case Study HIT
13 Janeiro, 2023
Cliente
O grupo foi fundado em 1957, sendo a holding Hit criada em 2007, agregando duas fábricas portuguesas: Italagro e Fit. Em 2012 a HIT tornou-se subsidiária da empresa japonesa Kagome. O Grupo Kagome é um dos maiores grupos internacionais neste setor, tendo sido fundado em 1899, detentores de empresas em várias partes do mundo como Portugal, Itália, Turquia, China, Estados Unidos, Japão, India e Tailândia. A HIT foca sua atenção no desenvolvimento de novos processos e técnicas para preservar os melhores constituintes naturais do tomate, exportando neste momento mais de 95% da sua produção, trabalhando com as maiores empresas do setor internacional.
Universo HIT
- +340mil toneladas de tomate fresco por ano
- Principais países que exporta: Espanha, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Holanda, Rússia, Kuwait, Arábia Saudita, Omã, Japão, Coreia, Tailândia, China, Austrália, Marrocos, Nigéria, Quénia, entre outros.
Necessidades
O Grupo HIT apresentava necessidades no controlo logístico, administrativo e financeiro das campanhas de tomate. Estas são sazonais, muito intensas, exigentes e obrigam a decisões
imediatas. Sendo uma atividade sazonal recorrem a mão de obra temporária, o que implica processos logísticos, simples, intuitivos e user friendly para os operadores.
Necessitava assim de gestão integrada da campanha, com foco no controlo da informação de campo, controlo da chegada dos camiões, apoio no processo logístico de chamada, pesagem e classificação, no processo de valorização e integração com ERP da empresa, e na disponibilização de informação em tempo real aos diversos stakeholders, em qualquer parte do mundo.
Solução
A Cachapuz, ao longo dos anos, apresentou soluções integradas de gestão logística, financeira e administrativa da campanha, que foram evoluindo devido a novas necessidades do
cliente, melhoramento de processos e novas tecnologias.
A implementação e customização da solução SLV Tomato permite uma gestão eficiente de toda a campanha, fornecendo uma solução integrada, com a disponibilização de módulos específicos para as diversas áreas/sectores. Todos os Processos/Módulos SLV Tomato cumprem com a legislação em vigor para o sector do tomate, que é regulamentado pelo instituto público IFAP- Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P.
Benefícios
Todos os processos operacionais e logísticos foram sistematizados na Solução SLV Tomato, modular e escalável.
Permitiu a consolidação de processos, a gestão da campanha e obtenção de indicadores de negócio em tempo real, desde o campo, até ao processo logístico de descarga e gestão da
informação. É assim possível fazer uma gestão de toda a campanha, desde a configuração baseada em contratos únicos por campanha, gestão da informação de campo, planeamento das entregas e gestão de todo o processo logístico de descarga de viaturas, apoiado por periféricos e processos automáticos.
O processo de classificação do tomate é crítico, mas a sua utilização é simples e intuitiva, com segurança e rigor na operação, é gerido por um módulo específico do SLV Tomato, que de uma
forma faseada, faz a gestão, o controlo e a validação dos diversos passos que integram o processo de classificação
A integração com ERP, neste caso SAP, permitiu a integração das pesagens e parâmetros associados, agilizando todo o processo subsequente de faturação e atualização de stocks.
Os módulos de Reporting e de Mobilidade disponibilizam relatórios/dashboards e indicadores operacionais, customizados por área e perfil, e que dão suporte a uma gestão e controlo eficaz.
Traduziu-se numa gestão integrada dos processos de gestão da campanha de tomate, o que conferiu fiabilidade, rapidez e segurança às operações associadas.
Conheça melhor o nosso trabalho em: Case Study Hit