Case Study
Case Study Amarsul
13 Janeiro, 2023
Cliente
A Amarsul foi constituída em 1997, com o objetivo de proceder ao desenvolvimento, conceção, construção e exploração de um Sistema de Recolha Seletiva, Triagem e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Península de Setúbal. A atividade da empresa engloba o tratamento de resíduos urbanos; o sistema integrado de recolha seletiva que compreende a recolha e a triagem dos materiais destinados à reciclagem; o aproveitamento energético do Biogás produzido em aterro e a compostagem de resíduos urbanos.
Para o tratamento e valorização dos resíduos urbanos da Península de Setúbal, a Amarsul possui um conjunto de infraestruturas e equipamentos, nomeadamente:
- + 800mil habitantes e 9 municípios (1625m2)
- Três Eco parques (Palmela, Seixal e Setúbal)
- Sete Ecocentros e uma Eco-Transferência
- Uma Central de Compostagem e Uma Central de Valorização Orgânica
- Dois Sistemas de Aproveitamento Energético de Biogás
- Mais de 3000 Ecopontos
Necessidades
A Amarsul tendo uma área de recolha e tratamento de resíduos tão abrangente, mais de 1625m2, neste caso apresentava dificuldades em gerir de forma eficiente e rápida a informação relativa à sua atividade (Rotas de recolha, informação de Contentores e Ecopontos e respetiva localização, Motoristas etc…), bem como prever níveis de enchimento dos contentores de forma intuitiva e com base em dados reais de recolha. Surgiu a necessidade de terem um melhor e maior controlo da gestão da informação, nomeadamente controlo hierárquico de acesso a utilizadores, gestão de contentores e ecopontos, viaturas, motorista, e também o registo de localização geográfica dos contentores e gestão de rotas de recolha incluindo o registo e visualização em dispositivos móveis.
Solução
A Cachapuz, ao longo dos anos, apresentou soluções integradas de gestão da recolha seletiva de resíduos, que foram evoluindo devido a novas necessidades do cliente, melhoramento de processos e novas tecnologias. A solução SPAR da Cachapuz, é um Sistema de Planeamento e Análise da Recolha seletiva de resíduos, uma solução modular, robusta, de alta disponibilidade e adequada às novas exigências desta atividade. A sua arquitetura assenta num modelo “services oriented com front-end” operacional e de gestão web e componentes de mobilidade com interface simples e intuído para ser utilizado pelos motoristas.
Benefícios
A sua natureza modular, o foco na operação e na recolha e analise dos dados, permitiu à Amarsul acesso a informação que auxiliou de forma eficaz na tomada de decisões operacionais,
otimizando a atividade de recolha seletiva de resíduos. Algumas das funcionalidades principais deste software são: a definição de rotas mono e multiproduto, porta-a-porta, de manutenção e limpeza e rotas dinâmicas geradas com base nos dados históricos dos níveis de enchimento, otimizando os respetivos percursos; tratamento de dados da recolha, nomeadamente, níveis de enchimento, estados de higiene, substituições, registo de avarias de contentores e sua localização geográfica
Os módulos de mobilidade e de navegação são dois componentes fundamentais na solução SPAR, que facultam a consulta e registo informatizado das operações de recolha, com recurso à utilização de dispositivos móveis e oferecem um auxílio aos motoristas das viaturas na identificação do melhor percurso a efetuar para alcançar o próximo local de recolha.
A implementação desta solução permitiu numa gestão integrada dos processos na gestão de recolha seletiva de resíduos e recolha Porta-a-Porta, conferindo fiabilidade, rapidez e segurança às operações associadas.
Conheça melhor o nosso trabalho em: Case Study Amarsul