Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Clipping

Cachapuz: um nome de “peso” no setor agrícola nacional

28 Fevereiro, 2015

Agricultura. Este setor marcou durante séculos a história do nosso país, essencialmente pela sua importância na conjuntura sócio-económica nacional. No século XX, a agricultura portuguesa passou por profundas transformações motivadas pela necessidade emergente de dinamizar o setor.

 

Em 1986, a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia fez com que a nossa agricultura passasse a depender fortemente da Política Agrícola Comum (PAC). Desta forma, acelerou-se a transformação da sua estrutura (perdendo a sua posição de principal atividade económica do país) e assistiu-se a uma mecanização crescente através do uso de métodos de produção tecnicamente mais evoluídos.

 

Por terras de Bracara Augusta, destaca-se a dinamização deste setor através da AGROFeira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação -, onde se concentram produtores, criadores, importadores, revendedores, entre outros, para a exposição de produtos e serviços agrícolas e também de animais.

 

A AGRO tem um “peso” especial no percurso histórico da Cachapuz tendo em conta que é a principal feira internacional agrícola a decorrer na cidade de Braga, a cidade da Cachapuz. A sua primeira participação nesta feira remonta aos anos 70, sendo a Cachapuz uma presença “obrigatória” e reconhecida desde então. Entre os vários setores onde opera, o agrícola será provavelmente aquele onde a Cachapuz reporta mais décadas de atuação.

 

Atualmente, além da AGRO, a Cachapuz está também presente na FNA em Santarém, na Ovibeja em Beja, PORTUGAL Agro em Lisboa, AgroGlobal em Valada do Ribatejo, entre outras. A participação da Cachapuz nas principais feiras nacionais é, claramente, uma das suas mais fortes estratégias de promoção e relação com o seu mercado.

 

“Inovação” é também a chave do sucesso da Cachapuz que, ao longo dos anos, tem contribuído para o seu posicionamento de liderança. São vários os equipamentos altamente imbuídos de funcionalidades inovadoras e competitivas que servem o setor agrícola, tais como: porta-paletes, plataformas pesa gado vivo, ponte-básculas, soluções de software para a automatização de processos logísticos de pesagem de tomate, cereais, entre outros.

 

A inovadora SLV Platform é passível de personalização, de acordo com as necessidades dos seus parceiros nos mais variados setores. Exemplos desta customização são as soluções de software SLV Cereals e SLV Tomato, duas referências reconhecidas no percurso histórico desta empresa bracarense, nacional e internacionalmente. 
Ambas as soluções foram especificamente concebidas e desenvolvidas para responder às necessidades da respetiva indústria, através de um software “inteligente” para apoiar a gestão e logística de todas as operações de pesagem. O resultado é o aumento do índice de qualidade de serviço da empresa cliente, com o natural incremento da sua competitividade.

 

Recorrendo à tecnologia avançada e à sua capacidade de adaptação, a Cachapuz incorpora o fator inovação na sua vasta oferta para a pesagem industrial, mantendo-se claramente à altura de um mercado de “peso” alavancando em simultâneo o setor agrícola português.
Encontre na Revista SIM nr. 164, 1ª quinzena de março, um artigo de “peso”!