Glossário - Cachapuz

Browser not suported.

Download an updated browser:

Chrome

Firefox

Glossário

Ajuste de um sistema de medição

Conjunto de operações efetuadas num sistema de medição, de modo que ele forneça indicações prescritas correspondentes a determinados valores duma grandeza a ser medida. (VIML 2017)

Aprovação, homologação

Autorização para a comercialização ou utilização de um produto ou processo, para fins precisos ou sob condições determinadas. (VIML 2017)

Aprovação de modelo

Decisão de carácter legal, com base na análise do relatório de avaliação de modelo, em que o modelo de um instrumento de medição cumpre os requisitos regulamentares aplicáveis e conduz à emissão do documento de aprovação de modelo. (VIML 2017)

Auditoria

“Processo sistemático, independente e documentado que permite obter e avaliar objetivamente registos, afirmações factuais ou outra informação relevante com vista a determinar em que medida os requisitos especificados são cumpridos.
NOTA: Enquanto que o termo “auditoria” se aplica aos sistemas de gestão, a “avaliação” aplica-se aos organismos de avaliação da conformidade e utiliza-se ainda de uma forma mais geral. (VIML 2017)”

Avaliação da conformidade

“Demonstração de que são cumpridos os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo.
NOTA 1: O domínio da avaliação da conformidade inclui as atividades definidas em outros pontos da ISO/IEC 17000, tais como ensaio, inspeção e certificação, assim como a acreditação de organismos de avaliação da conformidade.
NOTA 2: A expressão “objeto de avaliação da conformidade” ou “objeto” é utilizada na ISO/IEC 17000 para designar qualquer material, produto, instalação, processo, sistema, pessoa ou organismo particular ao qual a avaliação da conformidade é aplicável. Um serviço está coberto pela definição de produto. (VIML 2017)”

Calibração

Operação que estabelece, sob condições especificadas, num primeiro passo, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; num segundo passo, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação. (VIML 2017)

Certificação

“Atestação de terceira parte, relativa a produtos, processos, sistemas ou pessoas.
NOTA 1: A certificação de um sistema de gestão é por vezes também designada como registo.
NOTA 2: O conceito de certificação é aplicável a todos os objetos de avaliação da conformidade exceto para os organismos de avaliação da conformidade propriamente ditos, aos quais é aplicável o conceito de acreditação. (VIML 2017)”

Certificado de aprovação de modelo

Documento que certifica que a aprovação de modelo foi concedida. (VIML 2017)

Certificado de verificação

Documento que certifica que a verificação de um instrumento de medição foi realizada e o cumprimento dos requisitos regulamentares foi constatado. (VIML 2017)

Classe de exatidão

Classe de instrumentos de medição ou de sistemas de medição que satisfazem requisitos metrológicos estabelecidos destinados a manter os erros de medição ou as incertezas de medição instrumentais dentro de limites especificados, sob condições de funcionamento especificadas.  (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Deriva instrumental

Variação da indicação ao longo do tempo, contínua ou incremental, devida a variações nas propriedades metrológicas dum instrumento de medição. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Durabilidade

Aptidão de um instrumento de medição para manter as respetivas características de desempenho após um período de utilização. (VIML 2017)

Ensaio

Determinação de uma ou mais características de um objeto de avaliação da conformidade, de acordo com um procedimento. (VIML 2017)

Equipamento de verificação

Equipamento que cumpre os requisitos regulamentares e que é usado para verificação. (VIML 2017)

Erro de medição

Diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Erro sistemático

Componente do erro de medição que, em medições repetidas, permanece constante ou varia de maneira previsível. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Erro aleatório

Componente do erro de medição que, em medições repetidas, varia de maneira imprevisível. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Erro máximo admissível

Valor extremo do erro de medição, com respeito a um valor de referência conhecido, admitido por especificações ou regulamentos para uma dada medição, instrumento de medição ou sistema de medição. (VIML 2017)

Estabilidade de um instrumento de medição

Propriedade de um instrumento de medição, segundo a qual esta mantém as suas propriedades metrológicas constantes ao longo do tempo. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Exatidão de medição

Grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro duma mensuranda. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Indicação

Valor fornecido por um instrumento de medição ou por um sistema de medição. (VIML 2017)

Inspeção

Exame da conceção de um produto, de um produto, processo ou instalação e determinação da sua conformidade relativamente a requisitos específicos ou, com base num julgamento profissional, face a requisitos gerais. (VIML 2017)

Instrumento de medição

“Dispositivo utilizado para realizar medições, individualmente ou associado a um ou mais dispositivos suplementares.
NOTA 1: Um instrumento de medição que pode ser utilizado individualmente é um sistem de medição.
NOTA 2: Um instrumento de medição pode ser um instrumento de medição indicador ou uma medida materializada. (VIML 2017)”

Instrumento de medição legalmente controlado

Instrumento de medição que deve estar conforme os requisitos que lhe são aplicáveis, em particular os requisitos de metrologia legal. (VIML 2017)

Incerteza de medição

Parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a uma mensuranda, com base nas informações utilizadas. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Marcação

Aposição de uma ou várias marcas. (VIML 2017)

Marca de aprovação de modelo

Marca aposta num instrumento de medição que evidencia a conformidade ao modelo aprovado. (VIML 2017)

Marca de rejeição

Marca aposta num instrumento de medição para indicar de forma evidente que o instrumento de medição não cumpre os requisitos regulamentares e que oblitera a marca de verificação anteriormente aplicada. (VIML 2017)

Marca de selagem

Marca destinada a proteger o instrumento de medição contra qualquer intervenção não autorizada, reajuste, remoção de partes, etc. (VIML 2017)

Marca de verificação

Marca aposta num instrumento de medição que comprova de forma evidente que a verificação do instrumento de medição foi realizada e a conformidade com os requisitos regulamentares foi constatada. (VIML 2017)

Medição

Processo de obtenção experimental dum ou mais valores que podem ser, razoavelmente, atribuídos a uma grandeza. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Mensuranda

Grandeza que se pretende medir. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Metrologia

“Ciência da medição e suas aplicações.
NOTA A metrologia engloba todos os aspetos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)”

Metrologia legal

“Prática e processo que consiste em aplicar à metrologia uma estrutura legislativa e regulamentar e zelar pelo seu cumprimento.
NOTA 1 O âmbito da metrologia legal pode diferir de país para país.
NOTA 2 A metrologia legal inclui:
· o estabelecimento de requisitos legais;
· o controlo e a avaliação da conformidade dos produtos e das atividades regulamentados;
· a vigilância dos produtos e das atividades regulamentados;
· a definição da infraestrutura necessária para garantir a rastreabilidade das medições e dos intrumentos de medição regulamentados, ao SI ou aos padrões nacionais.
NOTA 3 Existem também regulamentos fora do âmbito da metrologia legal relacionados com a exatidão e a pertinência dos métodos de medição. (VIML 2017)”

Modelo aprovado

Modelo definitivo ou família de instrumentos de medição autorizada para o uso legal, cuja decisão é confirmada pela emissão de um certificado de aprovação de modelo. (VIML 2017)

Padrão de medição

Realização da definição duma dada grandeza, com um valor determinado e uma incerteza de medição associada, utilizada como referência. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Primeira verificação

Verificação de um instrumento de medição que não tenha sido verificado anteriormente. (VIML 2017)

Primeira verificação dos instrumentos de medição que utilizam o sistema de gestão da qualidade do fabricante

Declaração de conformidade dos instrumentos de medição emitida pelo fabricante e relativa ao cumprimento dos requisitos de metrologia legal aplicáveis à primeira verificação; a declaração está condicionada à implementação de um sistema de gestão da qualidade, pelo fabricante e aprovado por um organismo competente.  (VIML 2017)

Rastreabilidade metrológica

Propriedade dum resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência através duma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Repetibilidade de medição

Fidelidade ou precisão de medição sob um conjunto de condições de repetibilidade. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Resolução

Menor variação da grandeza medida que causa uma variação percetível na indicação correspondente. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Resultado de medição

Conjunto de valores atribuídos a uma mensuranda, juntamente com toda outra informação pertinente disponível. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Selagem

“Meio destinado a proteger o instrumento de medição contra qualquer intervenção não autorizada, modificação do ajuste, remoção de partes, modificação de programa informático, etc.
NOTA A selagem pode ser realizada através de meios materiais, informáticos ou por uma combinação de ambos. (VIML 2017)”

Sensibilidade dum sistema de medição

Quociente entre a variação duma indicação dum sistema de medição e a variação correspondente do valor da grandeza medida. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Sistema Internacional de Unidades, SI

Sistema de unidades, baseado no Sistema Internacional de Grandezas, com os nomes e os símbolos das unidades, incluindo uma série de prefixos com os seus nomes e símbolos, em conjunto com regras de utilização, adotado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). (VIML 2017)

Sistema de medição

“Conjunto dum ou mais instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos, compreendendo, se necessário, reagentes e fontes de alimentação23, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos, dentro de intervalos especificados para grandezas de naturezas especificadas.
NOTA Um sistema de medição pode consistir em apenas um instrumento de medição. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)”

Terminal

Dispositivo digital que tem uma ou mais teclas (rato, écran táctil, etc.) permitindo o funcionamento do instrumento e um dispositivo afixador dos resultados das medições, transmitidos via interface digital ou através de um dispositivo analógico de processamento de dados.  (VIML 2017)

Unidade de medida

Grandeza escalar real, definida e adotada por convenção, com a qual qualquer outra grandeza da mesma natureza pode ser comparada para expressar, na forma dum número, a razão entre as duas grandezas. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Validação

Verificação na qual os requisitos especificados são adequados para um uso pretendido. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Verificação

Fornecimento de evidência objetiva de que um dado item satisfaz requisitos especificados. (VIM 2012 – IPQ/INMETRO)

Verificação de um instrumento de medição

Procedimento de avaliação de conformidade (que não seja a avaliação de modelo) que conduz à aposição de uma marca de verificação e/ou a emissão de um certificado de verificação. (VIML 2017)

Verificação periódica

Verificação posterior de um instrumento de medição, realizada periodicamente em intervalos especificados segundo o procedimento fixado pela regulamentação. (VIML 2017)